Manual do candidato a campanha eleitoral 2012,passo a passo - PDT Amazonas

10 de novembro de 1981

test banner

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Manual do candidato a campanha eleitoral 2012,passo a passo

As eleições municipais aproximam-se e os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, precisam estar atentos às regras do processo eleitoral, que é regido pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 9.504/1997, com suas alterações posteriores, que definem o comportamento de todos aqueles que pretendam concorrer a mandatos no Executivo e no Legislativo.

É fundamental que os candidatos conheçam a legislação eleitoral, acompanhem as decisões judiciais e, em especial, as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que interpretam a lei e direcionam o processo eleitoral.

As eleições municipais são realizadas no primeiro domingo de outubro e, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum candidato tenha alcançado a maioria absoluta dos votos, haverá segundo turno de votação, no último domingo do mesmo mês.

Para auxiliar os candidatos e todos aqueles que estejam envolvidos, direta ou indiretamente, com o processo eleitoral, o Cepam elaborou este manual, que contém informações indispensáveis para uma correta atuação nesse processo.

O estudo está dividido em etapas: antes do registro do candidato; registro do candidato; arrecadação e gasto de recursos; a campanha; a eleição; e a prestação de contas. Também foram inseridos mais dois temas: representações e recursos judiciais; e garantias eleitorais. Para facilitar a consulta, os trechos mais importantes do texto estão com realce.

O trabalho é dirigido a quem quer ter acesso a informações básicas. A legislação e as resoluções pertinentes encontram-se no CD-ROM anexo ao manual.
Esperamos que esta publicação seja útil para aqueles que se valem da política como instrumento fortalecedor da cidadania.

Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam)

Para ler, AQUI
Doanload, AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas